A Secretaria de Estado do Planejamento - Seplan - realizou, nesta terça-feira (02), a segunda etapa do programa Fortalecer, voltado ao aprimoramento de líderes públicos, em parceria com o Instituto Formar. No âmbito da Secretaria, o programa é direcionado aos superintendentes, diretores e chefe de gabinete.
A primeira etapa do programa constituiu em um mapeamento de competências dos líderes da Seplan. Com esse diagnóstico, foram produzidos Planos de Desenvolvimento Individualizados para o aperfeiçoamento individual e coletivo do trabalho da Secretaria.
Na segunda etapa, teve o início do diagnóstico para conhecer melhor o órgão e entender quais são as práticas e processos existentes de gestão estratégica de lideranças. “Esse diagnóstico é composto de algumas entrevistas e análise dos documentos enviados pelos líderes e, após esse levantamento, faremos um relatório para o secretário explicando o cenário encontrado e fechando o plano de ação que será trabalhado nos próximos meses dentro do órgão”, explica Isabella França, gestora de Projetos e Implementação de Políticas Públicas do instituto.
De acordo com o Diretor de Operações Externas da Seplan, Célio de Sousa, a segunda etapa do Programa Fortalecer começou a traçar o perfil individual de liderança com base no teste aplicado. “O perfil identificado deve ser pensado como ponto de partida para uma autocrítica”, comentou. “Como o teste aplicado delineia a forma como cada um pensa e toma decisões, o seu resultado se reverte em um elemento fundamental para analisar as relações estabelecidas no ambiente de trabalho”, disse finalizando.