O governador do Piauí, Rafael Fonteles, desembarcou, na tarde de sábado, (1º), em Tallinn, na Estônia, onde foi inaugurado os escritórios da Investe Piauí que objetivam a atração de investimentos estratégicos e a aproximação do estado de países tecnologicamente avançados. Portugal também vai ganhar o mesmo escritório. O registro da chegada foi feito nas redes sociais do chefe do executivo estadual.
O governador foi recebido pelo embaixador do Brasil na Estônia, José Piras, e pelo primeiro-secretário da embaixada em Tallinn, Manoel Castro. Segundo Rafael Fonteles, a Estônia é o país mais digital do mundo e em seu plano de governo consta transformar o Piauí no estado mais digital do país.
“Queremos nos somar a essa experiência exitosa dos estonianos, levando para o Piauí as melhores tecnologias e atraindo investimentos que possibilitem que o Estado se desenvolva e contribua com a sustentabilidade do mundo, através de matrizes energéticas limpas”, ressaltou Rafael.
O gestor disse ainda que o Piauí tem todas as condições para isso, considerando que o estado tem o maior parque de energia eólica e solar da América Latina, localização privilegiada no Matopiba, que reúne as regiões produtoras de grãos do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, e infraestrutura de exportação com a ZPE do Piauí.
O trabalho de implantação do sistema no Piauí tem sido observado de perto pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que pretende levá-lo a todos os estados. “A nossa experiência, baseada integralmente no modelo estoniano, servirá de referência para todo o Brasil. O Piauí será o marco inicial para a transformação digital que está por vir no país”, destacou Rafael Fonteles.
O embaixador do Brasil José Antônio Piras, declarou que a Estônia é considerada o país mais digital da Europa, um dos que mais defendem a preservação ambiental e com a produção de energia limpa. “A Estônia é um ótimo país para cooperar com o Brasil e o Piauí se transforma no principal parceiro da Estônia no Brasil”.
A Seplan, através da Superintendência de Transformação Digital, tem o papel de apoiar os projetos de transformação digital de cada órgão, desde a etapa de planejamento até o seu monitoramento, além de contribuir para identificar e avaliar oportunidades para a melhoria da eficiência operacional e modernização dos serviços públicos, seja através da proposição de aprimoramento dos processos das entidades governamentais ou mesmo pela identificação de soluções tecnológicas mais adequadas.
Outro papel, é apoiar a implementação da cultura orientada a resultados no Estado, envolvendo e capacitando os servidores públicos em relação às novas tecnologias e soluções digitais, bem como promovendo e identificando oportunidades para o uso de ciência de dados e técnicas analíticas avançadas.
De acordo com o Superintendente de Transformação Digital da Seplan, André Macêdo, o Conselho Técnico vem para ajudar na priorização dessas ações de desenvolvimento tecnológico. "A Seplan está muito animada com o processo. A criação do Conselho técnico é um grande marco para a transformação digital. Com certeza vai facilitar a governança do Piauí”, afirma o Superintendente.
O governador Rafael Fonteles segue na Estônia até quarta-feira (5), para colher experiências e tecnologias no país mais digital do mundo.