Hoje, 16, celebramos o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas e devemos ressaltar que a preservação do meio ambiente é responsabilidade de todos nós. As mudanças climáticas são uma das maiores ameaças que enfrentamos atualmente. É fundamental que cada um faça a sua parte para minimizar os efeitos negativos no planeta.
Nesta data, a Secretaria do Estado de Planejamento (Seplan) convida os piauienses à reflexão: como as mudanças climáticas impactam minha comunidade? Quando falamos de aquecimento global e proteção de ecossistemas parece algo muito distante da nossa realidade, do cotidiano. Mas a mudança nos eventos climáticos tem nos afetado de uma forma bem mais direta. Os impactos da chuva, por exemplo, é algo que os piauienses, junto ao governo, têm combatido durante os últimos anos.
Cuidados com o meio ambiente são temas do primeiro eixo do Plano Piauí 2030, elaborado pela Seplan e executado por todas as secretarias do Governo Estadual para pensar novas possibilidades de bem viver para nosso estado, já que de acordo com o último boletim da Cepro, mais de 40% dos piauienses ainda vivem em condições de vulnerabilidade em domicílios urbanos, uma das prioridades desse governo, pois essas pessoas são as mais afetadas por eventos climáticos.
Juntos, podemos garantir um futuro melhor para as próximas gerações, a partir de pequenas ações como reduzir o consumo de plástico, economizar energia e água, e utilizar transportes sustentáveis.
Sobre o Plano Piauí 2030
O Governo do Estado, por meio da Seplan, possui o Plano Piauí 2030, primeiro do Brasil alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O Plano foi elaborado pela Seplan e envolve não apenas o poder público, mas todos os segmentos da sociedade, como o setor privado, movimentos sociais e cada cidadão que, direta ou indiretamente, contribuem para a construção de um futuro melhor para as próximas gerações, enfrentando os desafios para promoção de um desenvolvimento mais inclusivo e sustentável.
O documento é composto por quatro eixos primordiais para o desenvolvimento do Piauí até o ano de 2030, sendo eles: meio ambiente e enfrentamento às mudanças climáticas; trabalho, emprego e renda; redução das desigualdades e infraestrutura para o desenvolvimento.
O QUE É A CEPRO?
A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Secretaria de Estado do Planejamento do Piauí possui caráter técnico-científico, criada nos termos das leis estaduais de números 3.127, de 06 de dezembro de 1971 – com o nome de “Fundação Centro Regional de Produtividade do Piauí” –, a de nº 3.320, de 04 de abril de 1975, com a última denominação - Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí - quando era um órgão de assessoramento do Governo do Estado do Piauí, sempre vinculada à Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan-PI).