O Governo do Estado lançou, nesta quarta-feira (8), em solenidade no Palácio de Karnak, a campanha “Março Mulher 2023”. O objetivo da agenda é fortalecer as mulheres nos espaços de sociabilidade e enfrentamento à violência doméstica.
Outro propósito é a formação e capacitação das mulheres para que tenham autonomia econômica e financeira. As ações serão realizadas até o dia 31 de março, em Teresina e nos municípios dos 12 territórios de desenvolvimento do estado.
Na ocasião, a Secretaria do Planejamento do Estado recebeu o selo e certificado do Programa Estadual Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade, se destacando com umas das secretarias que mais realizou ações em busca da equidade de gênero e de raça no ano de 2021 e 2022.
O Programa Estadual Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade objetiva difundir novas concepções na gestão organizacional, combatendo a discriminação e desigualdade de gênero, raça e diversidade, praticadas no ambiente de trabalho. Esse programa visa promover a equidade no que diz respeito às relações formais de trabalho e à ocupação de cargos de direção.
A Secretaria do Planejamento possui em seu quadro de funcionário 115 homens e 121 mulheres, sendo 26 em cargos de chefia (superintendes, diretoras e chefes de gabinete) e queremos cada vez mais promover ações e diálogos sobre equidade de gênero e raça dentro do serviço público.