O Banco Mundial realizará, entre os dias 2 e 10 de fevereiro próximo, uma missão híbrida de preparação do projeto Piauí Pilares de Crescimento e Inclusão Social II – Pilares II. O projeto tem como objetivo principal garantir a segurança fundiária dos agricultores familiares, ampliar a adoção de práticas agrícolas sustentáveis e climaticamente inteligentes e fortalecer a gestão sustentável dos recursos naturais em territórios selecionados do Estado. A SEPLAN atua no Pilares II como executora e tem o INTERPI, a SAF e a SEMAR como coexecutoras das ações finalísticas.
O principal objetivo da missão híbrida é aprofundar as discussões técnicas já realizadas em três missões anteriores, refinando aspectos como ações a serem realizadas, indicadores e metas, orçamento e fluxo financeiro.
A missão ocorrerá em duas etapas: (I) visitas de campo entre os dias 2 e 4 de fevereiro em municípios dos territórios Entre Rios, Cocais e Carnaubais e (II) reuniões técnicas entre os dias 6 e 10, na SEPLAN e na sede dos órgãos coexecutores.
Para tanto, o Banco Mundial e a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) enviarão uma equipe de especialistas das áreas de regularização fundiária, gestão ambiental e desenvolvimento rural, gênero e monitoramento. Da parte do Estado, participarão as equipes técnicas da SEPLAN e dos órgãos coexecutores.
Com a conclusão desta etapa, a expectativa é que tenhamos os arranjos institucionais necessários para a finalização do desenho do projeto.