O Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria de Estado do Planejamento, lança no dia 13 de dezembro, às 8h30, no Salão Branco do Palácio de Karnak, O Plano Piauí 2030, o primeiro do Brasil alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS.
O Plano envolve não apenas o poder público, mas todos os seguimentos da sociedade, setor privado, movimentos sociais e cada cidadã e cidadão que, direta ou indiretamente, contribuem para a construção de um futuro melhor para as próximas gerações enfrentando os desafios para promoção de um desenvolvimento mais inclusivo e sustentável.
A Seplan coordenou a elaboração do Plano realizando escutas junto aos órgãos de governo, organizações representativas do setor empresarial, gestores municipais e organizações da sociedade civil nos Territórios de Desenvolvimento a fim de construir de forma participativa uma estratégia de desenvolvimento para o estado.
O documento é composto por quatro eixos primordiais para o desenvolvimento do Estado do Piauí até o ano de 2030, sendo: meio ambiente e enfrentamento às mudanças climáticas; trabalho, emprego e renda; redução das desigualdades e infraestrutura para o desenvolvimento.
Segundo a secretária de Estado do Planejamento, Rejane Tavares, os eixos se desdobram nos programas e projetos prioritários para que o Estado do Piauí possa alcançar patamares de desenvolvimento que representem melhor qualidade de vida para todas e todos os piauienses. "Eles incluem, também, um conjunto de indicadores de Impacto e Resultado para monitorar o andamento dos seus programas, possibilitando à sociedade maior governança sobre a avaliação das ações implementadas", explicou.
O Plano Piauí 2030 inova ao trazer uma visão de futuro mais clara e objetiva que norteará os próximos dois ciclos de Plano Plurianual – PPA, com a meta de atingir o IDH alto (0,800) em 2030. "É um Plano enxuto, bastante objetivo, com propostas bem claras, construídas com a participação da sociedade civil e órgãos estaduais, a partir de entrevistas, reuniões e plenárias com os territórios de desenvolvimento. Além disso, contempla todas as cadeias produtivas do Estado", concluiu a secretária.
Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS são um compromisso global para construção de uma sociedade mais justa, segura e sem pobreza, com objetivos centrais de proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas em todos os lugares do planeta. São compostos por 17 objetivos integrados e 169 metas que, até o ano de 2030, visam a implantação de uma Agenda para desenvolvimento sustentável em nível global, assinada por 193 países.