A Diretora Administrativa Financeira, Carmen Verônica, e a Assessora Técnica, Teresinha Ferreira, representaram a Seplan, na manhã de hoje (30), na Secretaria de Fazenda, durante a reunião sobre as Diretrizes e Recomendações Técnicas para o Aperfeiçoamento da Gestão Fiscal dos Estados Brasileiros.Participaram ainda da reunião os superintendentes, diretores, conselho de contribuinte, além de representantes da Fazenda, PGE e CGE.
A reunião contou com a participação de representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para Preparação da Carta Consulta para o Programa de Desenvolvimento da Gestão Fiscal do Piauí (PRODAF/PROFISCO). O objetivo desse programa é melhorar a eficiência e a transparência dessa gestão, visando aumentar a receita própria do Estado, melhorar o controle do gasto público e prover melhores serviços ao cidadão piauiense.
Nessa segunda etapa, o Estado irá pleitear entre 30 a 50 milhões de dólares, sendo que o objetivo, assim como Profisco I, é continuar investindo recursos na modernização fiscal De acordo com a Diretora Carmen Verônica, segunda fase do Profisco, chamada de Profisco II, foi incluída uma linha para a Secretaria do Planejamento; “ No Profisco II foi incluída uma linha para a Seplan, por isso o convite para a Seplan participar das reuniões das diretrizes do Profisco. Vão ser trabalhadas as questões da gestão financeira do gasto, a gestão por competência, a gestão pessoal e planejamento estratégico, destaca ela”.
Entre os temas que serão abordados durante os cincos dias de programação da visita técnica no Piauí, estão Governança Pública; Gestão para Resultados; Gestão de Pessoas; Gestão de Tecnologia da Informação; Gestão de Aquisições e Materiais; Políticas e Gasto Tributário; Fiscalização e Inteligência