Na última semana, representantes do Território de Desenvolvimento da Serra da Capivara realizaram intercâmbio técnico na cidade de Juazeiro-BA para conhecer a estrutura do Armazém da Central da Caatinga.
O armazém é um espaço comercial pensado estrategicamente para apoiar e comercializar produtos da agricultura familiar e da economia solidária. Sendo uma iniciativa que possibilita visibilidade à produção da Central de Cooperativas do Estado da Bahia, o local também é um importante local de exposição e comercialização de demais biomas agrobiodiversos brasileiros, do Pará ao Rio Grande do Sul, com foco especial à caatinga.
Nesse sentido, o Agente de Desenvolvimento Erasmo Carlos, Conselheiros do Território, Assessores Técnicos, jovens egressos da escola família agrícola, agricultores familiares e representantes da apicultura e do artesanato da Serra da Capivara aproveitaram a visita estratégica para expor suas amostras e viabilizar a venda no local.
Os curadores do espaço levam em consideração os métodos de produção agroecológica, a adoção de boas práticas de segurança alimentar, a comercialização solidária, a gestão coletiva e a preservação do meio ambiente. Além disso, a seleção de produtos inclui uma diversidade de alimentos naturais, livres de agroquímicos, sustentáveis e com potencial para geração de emprego e renda para comunidades rurais, com destaque ao Semiárido brasileiro.
Segundo o agente, “a visita foi extremamente agregadora ao território, pois os responsáveis pelo armazém ficaram interessados no mel produzido aqui e especialmente nas peças de artesanato”. Complementou ainda dizendo que “o próximo passo é fazer mapeamento dos produtos de interesse e elaborar coletivamente uma logística de aquisição das amostras para comercializar na central”.