Nesta sexta-feira (27), em encontro híbrido, no auditório da Seplan e online pelo Youtube, a partir das 11h, a Sexta Programada apresenta a palestra “Planejamento Participativo: 15 anos da Política de Desenvolvimento Territorial”, com a secretária Rejane Tavares e a superintendente de Programas para a Agricultura Familiar da SAF, Liz Elizabeth.
A mediadora da palestra, Márcia Mendes, diretora de Planejamento Estratégico e Territorial da Seplan, fala da expectativa para o encontro. “Esperamos que a Seplan, como um órgão que trabalha com o Planejamento Participativo, consiga fazer com que as pessoas compreendam o que é a política, quais foram os avanços e quais são os desafios que temos agora para a Agenda 2030”, relatou.
Na ocasião será lançada a chamada pública da Revista Carta Cepro, edição 34, que tem como tema o planejamento participativo e as estratégias de desenvolvimento territorial. O edital prevê o envio de artigos científicos até 29 de julho, para o email assessoria.cepro@seplan.pi.gov.br. Todos os artigos submetidos serão encaminhados ao Conselho Editorial da revista, cujos membros são professores doutores das Universidades Federal e Estadual do Piauí, responsáveis pela avaliação e classificação dos trabalhos que farão parte do novo número da publicação.
A data final para a notificação dos trabalhos aceitos e o contato com os autores é o dia 9 de setembro, quando seguirão para a revisão editorial e publicação, prevista para 31 de outubro. Segundo a superintendente da Cepro, Liége Moura, “essa Carta Cepro temática é em alusão aos 15 da lei do Planejamento Participativo, tema desta nossa Sexta Programada, trazendo a discussão da importância deste tema no Piauí”, explicou.
No encontro, ainda haverá a divulgação do Selo do Planejamento Participativo e a exposição do atlas Mapas Temáticos do Piauí, por território de desenvolvimento. Os espaços de discussão oportunizados pelas Sextas Programadas proporcionam a socialização de estudos e análises sobre a conjuntura econômica e social do Piauí e são um importante mecanismo de diálogo entre gestores, pesquisadores e sociedade em geral. O foco da temática desse mês será o Planejamento Participativo, que em 2022, comemora seus 15 anos da lei que instituiu a política de desenvolvimento territorial no Piauí.